domingo, 9 de janeiro de 2011

PAIS E ESCOLA BÍBLICA - PARCERIA PODEROSA!!!


PARCERIA PODEROSA


Dawn Marie Barhyte


Adap. Taty Amaral


Vários anos atrás, solicitei a contribuição dos pais para me ajudarem na confecção dos trajes de nossa encenação tradicional na Páscoa. Infelizmente, somente a mãe de uma criança se ofereceu para ajudar, o que era muito pouco para preparar os trajes de toda a minha classe de pré-escolares.


Isto me levou a pensar. Como podemos fazer com que os pais se envolvam mais na vida espiritual de seus filhos? Se você se parece comigo, já se debateu com essa pergunta. Por outro lado, sabemos que os pais são super-atarefados. Não obstante, temos o conhecimento de que o ministério eficiente deve contar com a parceria da criança, da igreja e dos pais.


Ainda, os estudos mostram que o envolvimento paterno está diretamente relacionado com a forma como as crianças sentem seu relacionamento com Deus.


A evidência esmagadora de formar parceria com as famílias deve ser a prioridade. Certamente, o envolvimento paterno envia a mensagem de que a Escola Bíblica é altamente considerada e um investimento muito bom no tempo do filho. Quando as crianças vêem seu pais envolvidos e comprometidos com sua família, terão maiores probabilidades de aceitar a Bíblia e quererão frequentar a igreja regularmente. O líder/professor da Escola Bíblica dos departamentos infantis desempenha papel fundamental na vida das famílias cristãs. Aqueles que ocupam essas funções podem prover um elo crucial entre a igreja e o lar. Estamos na posição ímpar de incentivar as famílias na freqüência regular da Escola Bíblica.


Porém, os pais são o modelo espiritual primeiro e mais importante na vida do filho. Assim sendo, é lógico que focalizemos nos pais e filhos. Se a família não dá apoio à jornada espiritual, os filhos podem compreender claramente essa mensagem e não darão importância às lições da Escola Bíblica.


COMO FAZER COM QUE OS PAIS SE ENVOLVAM?


A maioria dos pais não se irá envolver automaticamente. Portanto, temos de convidá-los a se tornarem parceiros espirituais. Fomos chamados a fazer das famílias a prioridade, e não da pedagogia. Enquanto captam a atenção das crianças, entusiasmem as famílias a fazerem o mesmo!


Esse empreendimento cooperativo na fé muitas vezes de torna uma viagem extraordinária. Nosso sucesso depende da energia, do amor e do cuidado que estendemos às famílias. Exige esforço proposital e concentrado para promover essa parceria poderosa.


Como podemos inspirar as famílias contenporâneas a trabalharem conosco no crescimento espiritual de seus filhos?


Primeiro, reconhecer que o ministério eficiente trabalha em sociedade com as famílias; fortaleça esse envolvimento em toda a oportunidade.


Depois, identificar o que está impedindo a participação e buscar corrigir o problema. Abrir as portas para o pleno apoio da famíia ao comproter-se a tornar seu programa semanal amigável à família.


Finalmente, orar e pedir a Deus por sabedoria para melhor servirmos a nossas famílias. Somente então as crianças sob nossos cuidados terão a melhor oportunidade de crescerem em sua jovem fé.


SUGESTÕES A RESPEITO DE COMO COMEÇAR


1. Estabeleça um exemplo positivo! Mostre que você está envolvido na vida e no ministério da igreja. Sua energia e compromisso inspirarão até mesmo as famílias mais relutantes.


2. Dê início a uma boa largada! Certifique-se de que todos sejam bem-vindos quando convidar os pais para a parceria na jornada espiritual dos filhos. Crie uma atmosfera amistosa e cordial que incentive os relacionamentos.


3. Constura uma ponte! Estabeleça a harmonia. Ofereça orientação no início de cada ano informando a respeito do que será ensinado para as crianças, das atividades a serem desenvolvidas e das orações. Faça visitas aos lares e realize seminários relacionados com a vida familiar. Proveja apoio ao prover cuidados para as crianças durantes a apresentação dos seminários.


4. Cultive os relacionamentos! Conheça as famílias e desenvolva meios para compreender seus pontos fortes, suas necessidades e interesses ímpares. Determine-se a estar em contato com os pais em todas as oportunidades, ainda que apenas para trocar um cumprimento.


5. Aumente as oportunidades de conversar e de fortalecer os laços da igreja e do lar. Você descobrirá que eles estarão mais abertos a falarem a respeito de circunstâncias pessoais que dificultam a paternidade.


6. Acate a diversidade! Reconheça que as famílias possuem todas as formas e tamanhos.


7. Pratique a tolerância. Convide os pais a se envolverem e a serem os líderes espirituais dos filhos. Certifique-se de não excluir aqueles de famílias não tradicionais. Mantenha a atmosfera cristã de amor e compreensão, certificando-se de não fazer julgamentos quando estiverem interagindo.


8. Acomode as diferenças culturais.


9. Comunique-se com freqüência. Mantenha os pais sempre a par do que está ocorrendo em sua divisão. Informe-os a respeito de como a criança se está saindo – destacando o positivo quando estiver falando ao telefone, ao enviar cartões e outras correspondências. Mantenha as famílias informadas a fim de poderem ampliar o aprendizado no lar.


10. Peça a ajuda dos pais! Aceite que cada família tem algo a oferecer e que há muitas formas de se envolver. Permita que os pais escolham o tipo e o nível de participação mais adequada a eles. Troquem idéias a respeito de formas inovadoras para o apoio dos pais a seu programa. Facilite o envolvimento apresentando aos pais as opções que lhes estão disponíveis: Levantamento de fundos; preparo de algum alimento; ajudar no quadro de anúncios, preparo de materiais, etc.


11. Pense em formas alternativas de alcaçar as famílias que não se dispõem a ajudar.


12. Solicite sugestões das famílias. Faça das sugestões delas parte integral de seus objetivos no ministério.


13. Proveja recursos. Inicie uma biblioteca com mteriais para os pais – livros, artigos, DVDs, etc. Para ajudá-los e apoiá-los de formas mais eficientes na paternidade.


14. Apresente um currículo que prepare os pais para se envolverem na vida espiritual dos filhos por meio de atividades para serem realizadas em casas, as quais reforçam o que foi aprendido na classe.


15. Promova atividades divertidas com as famílias. Ofereça entretenimento integral e eventos sociais que permitam a formação de uma rede. Convide os pais para as apresentações das crianças, para desjejuns, para programas de levantamento de fundos, e simplesmente programas para a integração social.


16. Ore pelas famílias! Estabeleça alguns minutos antes da Escola Bíblica, e rogue a orientação de Deus e a Sua bênção para cada família.



Nenhum comentário: